Museu do Humor Cearense

Museu do Humor inaugura Sala Augusto Bonequeiro

Pois é! O mestre Augusto Bonequeiro agora tem um espaço lindo para contar um pouco de sua grande história. Será inaugurada no dia 2 de abril de 2024 no Museu do Humor Cearense a Sala Augusto Bonequeiro. A data foi escolhida, não por acaso. Dia 2 é o aniversário do Augusto (73 anos), e também, aniversário do Museu do Humor, que, fundado em 2014, está completando precisos 10 anos. O Museu fica anexo ao Teatro Chico Anysio, que este ano está fazendo 33 anos.

No Sala, o público terá a oportunidade de ver alguns bonecos feitos pelo homenageado, além de troféus e prêmios, os mais variados possíveis que ele recebeu durante sua brilhante trajetória.

Augusto é pernambucano, mas nem parece! Chegou ao Ceará na década de 80 do século passado, e nunca mais saiu daqui; adotando e sendo adotado pelo Cearazim de Açúcar, terra do humor e da alegria.  Jamais se sentiu só: Seu Encrenca, Fuleiragem e mais uma dezena de serezinhos de madeira, esponja, pano ou borracha sempre o acompanharam, obedecendo aos comandos de corpo, dedos, mãos e vozes, às vezes confundindo crianças (e até adultos), que juram que os bonecos têm vida própria.

A Sala exibirá uma exposição de longa duração, e servira para que os visitantes: estudantes e o público em geral sintam de perto a magia da arte de botar boneco.

A realização nasceu de uma parceria de Escudeiro Produções Artísticas e Museu do Humor Cearense. A curadoria é de Ângela Escudeiro e a projeção de espaço de Nonato Carvalho. Após a inauguração, a exposição ficará aberta ao público no horário de funcionamento do MHC, de segunda à sábado, de 14h às 19h.

SERVIÇO:

Inauguração da Sala Augusto Bonequeiro

Dia 02 de abril de 2024 – 19h

Local: Museu do Humor Cearense (Anexo ao Teatro Chico Anysio)

Av. da Universidade, 2175 – Benfica

Entrada: De graça