Museu do Humor Cearense

Exposição em homenagem a Quintino Cunha agora vai até dia 30 de setembro de 2015

Museu do Humor Cearense comemora 140 anos de Quintino Cunha com Exposição

Exposição ACUNHA, QUINTINO!

Acunha, Quintino!

Quintino Cunha completa 140 anos. Vai ter bolo e tudo. Vamos?

Pois é, o Museu do Humor Cearense e o Ponto de Cultura Humor no Ponto resolvem comemorar os 140 anos do poeta e humorista José Quintino Cunha. Quintino é cearense, claro. Nasceu em Itapajé, no tempo em que Itapajé era São Francisco de Uruburetama.

Quintino nasceu no ano de 1875. De lá pra cá: 140 anos, justim. O dia exato: 24 de julho. Viveu 68 anos. Faleceu em Fortaleza no dia 1° de junho de 1943.

Foi rábula, advogado, jornalista, escritor, poeta, mas, acima de tudo, Quintino foi humorista, e dos bons. Juntamente com Paula Nei e Leonardo Mota, forma o trio da vanguarda do humor cearense.

Então para comemorar esta data fechada, o Museu do Humor Cearense promove a Exposição Acunha, Quintino! Na ocasião da abertura da exposição haverá uma roda de conversa com poesias, causos e piadas sobre o poeta. Participarão da conversa, o humorista Jader Soares, diretor do Museu, os escritores Arievaldo Viana e Raymundo Netto. Detalhe: quem estiver presente pode dar pitaco, contar causo; afinal, será uma festa quintiniana. A hora é de falarmos da poesia, da graça e da irreverência de um dos pioneiros do humor cearense. Se aprochegue!

A Exposição é composta por

Praça do Ferreira

Aqui você encontrará a Praça do Ferreira, com seus bancos famosos, Coluna da Hora, Cajueiro da Mentira, um Sol para ser vaiado e o uma réplica do Bode Iôiô. A citada Praça, era o local preferido do nosso homenageado.

Livros

A 1ª Edição do livro mais famoso de autoria de Quintino Cunha: “Pelos Solimões”, lançado em Paris, na França em 1907,  e mais 20 livros de autores que falam sobre o poeta, dentre eles, PLAUTUS CUNHA, filho de homem.

Painéis

Painéis diversos com fotografias, poesias, depoimentos e causos do poeta ou sobre ele.

Estatuetas

3 Estatuetas. Nelas figuram: Quintino Cunha, Leonardo Mota e Paula Nei.

Busto

Um busto retratando Quintino Cunha, feito pelo artista Majela.

E tem mais: cordel, causo, conversa fiada…

Se intrometa na Exposição! Faça parte dela! Dê um pitaco! Conte uma anedota do Quintino. A hora é de falarmos da poesia, da graça e da irreverência do menino de Itapajé.

Exposição

ACUNHA, QUINTINO!

De 24 de julho a 24 de agosto de 2015 (até 30 de setembro de 2015)

(de segunda a sábado – de 09h as 19h)

Abertura 24 de julho – 19h

Museu do Humor Cearense

Av. da Universidade, 2175 – Benfica

Inteira – R$: 10,00

Meia – R$: 5,00

No dia da abertura da Exposição a entrada é de graça.

Informações: 85 – 3252 3741 – 99991 0460

www.museudohumorcearense.com.br