O MUSEU DO HUMOR CEARENSE completou 10 anos de existência em 2024. E para comemorar esta primeira década de atividade, o espaço apresentou e aprovou um projeto, através da Lei Paulo Gustavo, via SECULT-CE (Secretaria da Cultura do Ceará) MINC (Ministério da Cultura).
Fincado na Avenida da Universidade, no Corredor Cultural do Benfica em Fortaleza, anexo ao Teatro Chico Anysio (fundado em 1991), o MHC tem sido referência no campo da memória da comédia e do bom humor cearense.
O projeto consta de uma exposição, mostrando, dentro do possível, tudo que foi realizado neste período, através de um incrível acervo próprio; inclusive com figurinos inéditos do mestre Chico Anysio. Falamos “inéditos”, devido ser figurinos de personagens novos, que Chico iria estrear, mas, infelizmente, morreu sem fazê-lo. Aliás, do Chico Anysio é de quem mais temos o que mostrar: Desde o Jaleco do Professor Raimundo (original) até a Urna Funerária do humorista, por exemplo. Também lançaremos um Catálogo Comemorativo, com 30 páginas.
A proposta é contar esta história para 10 escolas públicas de Fortaleza, em 10 dias diferentes, ao longo da execução do projeto. Cada escola virá com uma turma com 50 alunos que chegará ao museu em ônibus fretado pelo nosso projeto. Tudo de graça. Estes estudantes participarão de uma Visita Guiada ao espaço, e, no final da visita, será realizado no Teatro Chico Anysio, um Show de Humor Educativo de Incentivo à Leitura, apresentado pelo humorista Jader Soares (Zebrinha), juntamente com seu boneco Dino. Jader é o diretor do Museu do Humor e do Teatro Chico Anysio.
O tempo de permanência de cada turma no Museu será de 90 minutos. Entre translado (saída da escola, permanência no Museu e retorno de cada turma), a duração será 180 minutos (3 horas).
O responsável pelo projeto é o produtor cultural Lucivan Moura.